Fique Informado

Sempre um artigo novo para ajudar na gestão do seu negócio, com informações e novidades contábeis, fiscais e trabalhistas.

F7F7F7.png
  • VWR Tech

O que o fluxo de caixa diz sobre sua empresa?


Ter o controle de fluxo de caixa é de extrema importância para ajudá-lo a conhecer a saúde financeira da sua empresa e realizar um planejamento a longo prazo com mais qualidade e segurança. Previsões sobre a empresa de acordo com o fluxo de caixa A definição de fluxo de caixa mais simples é a quantidade de dinheiro (ou equivalentes, como cheques, títulos e outros) que entra (receitas) e que sai (despesas) da sua empresa. Não precisa de muito esforço para entender que ele é essencial para definir a saúde financeira da empresa. Sobre suas possibilidades de pagar fornecedores, funcionários, despesas em geral e lucratividade aos sócios. Uma das principais funções do fluxo de caixa é permitir que você faça previsões sobre o futuro financeiro da empresa. Dessa forma, as informações que ele fornece permite o direcionamento para tomada de decisões importantes com mais embasamento. Ao escolher um determinado período de tempo, avaliar as despesas futuras e as projeções de entrada de caixa, você poderá determinar como a empresa estará daqui há algum tempo, sem surpresas. Decisões sobre gestão logística, pagamento e marketing devem ser tomadas levando em conta o caixa financeiro. Um fluxo de caixa negativo significa que você precisa de alguma entrada externa, imediatamente, como novos investidores, venda de equipamentos, imóveis ou empréstimo no mercado. Um fluxo positivo significa que você pode realizar investimentos ou lucro para os sócios. Se você estiver muito perdido na análise do seu fluxo de caixa, empresas de BPO Financeiro e o seu contador podem te auxiliar nessa análise, ajudando a esclarecer números, cálculos e assessorar no intuito do crescimento da empresa.

Viabilidade do produto/serviço Digamos que ao fazer a projeção do fluxo de caixa para os próximos 12 meses, você chega à conclusão que terá mais despesas (fornecedores, funcionários, aluguel, dentre outros) do que receitas, ou seja, terá um fluxo de caixa negativo. O que isso diz sobre a empresa? Que ela não está sendo viável no longo prazo e que alguma mudança precisa ser feita. Seja na redução de custos ou na precificação do produto/serviço. Isso significa que um fluxo de caixa negativo é sempre algo ruim? De forma alguma. Um fluxo financeiro negativo pode ser algo temporário e previsto, principalmente em negócios que envolvem alguma forma de economia de escala. O valor do produto é alto no começo, quando você tem poucos clientes, mas com uma base maior de consumidores, aumenta a produção e cai o preço por unidade. Se a empresa colocar um preço muito alto logo no começo será mais complicado entrar no mercado e disputar com seus concorrentes diretos.


Atualização O que é muito importante saber sobre o fluxo de caixa é que não importa qual sistema você escolher, terá que atualizá-lo periodicamente para que ele possa dar o diagnóstico da sua empresa de forma precisa. Dados de qualquer tipo quando desatualizados podem levar a interpretações erradas sobre suas finanças. Da mesma forma, é preciso se concentrar em bons mecanismos para a coleta de dados. Também é interessante ressaltar que sozinho o fluxo de caixa não fornece respostas conclusivas para a empresa. Ele é apenas um instrumento que ajudará os diversos setores a definirem o planejamento da empresa com dados mais precisos.