top of page
Fique Informado

Sempre um artigo novo para ajudar na gestão do seu negócio, com informações e novidades contábeis, fiscais e trabalhistas.

F7F7F7.png
  • VWR Tech

Por que o sucesso de sua empresa depende da gestão financeira?

Cuidado, você pode estar sendo enganado por você mesmo. Terminar o mês com dinheiro no caixa não significa que está tendo um lucro sustentável. Já dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “Nem a quantidade produzida, nem o lucro são, por si só, uma medida adequada do desempenho da gerência e do empreendimento”. Nesse sentido, a forma mais eficaz de impedir surpresas desagradáveis no saldo bancário de sua empresa é a gestão financeira. A gestão do seu capital diz respeito à decisão de investimento (aplicação) e de financiamento (captação). Se você parar para avaliar, vai perceber que todos os processos dentro de uma empresa — recursos humanos, controle de materiais, vendas, estoque, comunicação, fiscal — estão diretamente ligados ao controle financeiro. Até aí nenhuma grande novidade, certo? Mas, responda com sinceridade, até que ponto, na prática, a gestão financeira é levada em conta na sua rotina administrativa? Você consegue analisar a saúde financeira de sua empresa com as informações disponíveis atualmente?



A importância das informações financeiras atualizadas

Conan Doyle, autor dos livros sobre Sherlock Holmes, disse “Um erro capital é desenvolver a teoria antes de se ter os dados”. Essa frase pode ser utilizada para resolver algo não tão enigmático quanto as histórias do detetive Holmes: a gestão financeira. Não tem mistério: informações e dados são essenciais também no caso da administração do dinheiro de sua empresa. Uma boa gestão financeira auxilia na busca de uma melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e avaliando o saldo atual de contas a pagar e a receber. Deste modo, ao obter um controle financeiro eficaz, você poderá avaliar como seu capital rodou no passado e o que está acontecendo no presente. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e despesas desnecessárias. Além de alternativas de lucratividade a partir do remanejamento de aplicações. Não há planejamento estratégico sem dados econômicos que apontem possibilidades de atuação. Lawrence J. Gitman, no livro “Princípios de Administração Financeira”, ressalta essa importância sobre a avaliação financeira: “A análise por meio de índices financeiros é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo”.



Possibilidades com a gestão financeira

Com informações financeiras relevantes, você pode observar e analisar se está prejudicando seus investimentos tirando dinheiro do capital de giro para comprar materiais a mais que ficam parados no estoque. Fazendo um bom controle financeiro, você consegue também avaliar se, de acordo com o desempenho de vendas de determinada área, daqui a algum tempo poderá oferecer aumento aos colaboradores deste setor. A gestão financeira vai te guiar em relação aos fatores imprescindíveis para o seu planejamento. Tais como empréstimos, fluxo de caixa , investimentos e implantação de metas. Ficou com alguma dúvida sobre o texto, quer compartilhar sua dica de gestão financeira ou ainda contar sua experiência nessa área? Deixe seu comentário no post ou entre em contato conosco. Vamos conversar!

bottom of page